O Nascimento Da Fase 2 Da Asbepe – O Projeto “Sou Do Bem”

maio 24, 2018

Desde 2005 a ONG é apoiada exclusivamente pela iniciativa privada. Empresas como a Útil tem mantido a associação através de doações pontuais. Exemplo e o apadrinhamento de crianças e jovens entre 4 e 14 anos, moradoras de comunidades carentes e áreas de risco dos Complexos da Maré, Alemão, Ramos, Bonsucesso e adjacências. A principal atividade da ASBEPE sempre consistiu em ministrar cursos e atividades extracurriculares para crianças e jovens dessa idade e mantê-los fora das ruas e do tráfico de drogas.

No final do ano de 2017, identificou-se a necessidade de dar continuidade ao processo de conclusão do ciclo escolar desses jovens. O acompanhamento das crianças pela associação e pelos projetos sociais que ela podia oferecer encerravam-sem por volta dos 15 anos. Essa era exatamente a idade em que estes jovens se tornavam mais vulneráveis, o momento em que se tornam mais predispostos à evasão escolar (segundo dados do IBGE/MEC 2017).

O abandono dos estudos dá-se, tendo em vista, questões de vulnerabilidade sócio financeiras sob as quais vivem e leva os jovens forçadamente a aceitar trabalho precário dada a necessidade de contribuição para renda familiar.  Uma realidade que é imposta a esses jovens que a ASBEPE não pode mudar. Mas pode oferecer uma opção para um futuro diferente.

Amparada na certeza de que a única forma de evitar o descaminho dessas crianças e jovens é a conjunção de reforço escolar e oportunidade de renda, a partir de 2018, a ASBEPE idealizou a criação do projeto “SOU DO BEM” – um segundo projeto que oferece cursos técnicos e pré-vestibulares para alunos e ex-alunos da ONG, com idade entre 15 e 18 anos, onde os educandos terão conhecimento específico para o desenvolvimento de atividades que vão além do espaço escolar, e buscam integrar indivíduos na sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida individual e local.

O desafio para esse ano e adquirir a verba necessária para viabilizar, implementar e operacionalizar esse projeto. Se você pode doar seu tempo, seu conhecimento ou qualquer valor, por favor clique aqui.